Prêmio Startups do Futuro incentiva a inovação no Brasil

 In Mídia, Premiações
Cento e três startups científicas paulistas foram apontadas como projetos promissores para 2023 devido ao alto potencial de crescimento e inovação. Elas foram vencedoras do Prêmio Startups do Futuro, uma iniciativa do Sebrae for Startups e da Wylinka.

A premiação teve o propósito de reconhecer e fomentar o trabalho de deep techs que têm a capacidade de promover um impacto global. O termo deep tech é usado para definir empresas tecnológicas que desenvolvem soluções inovadoras e disruptivas a partir do conhecimento científico.

O Prêmio Startups do Futuro realiza uma curadoria destas empresas localizadas no estado de São Paulo, identificando quais projetos geram resultados positivos para a sociedade e podem transformar a cadeia na qual estão inseridos.

Na lista das 103 premiadas estão negócios das áreas de agronegócio e energia; biotecnologia, economia circular, meio ambiente e sustentabilidade; finanças, governo, jurídico, recursos humanos e educação; indústria, construção civil e smart building; Inteligência Artificial; saúde e desenvolvimento social.

“O perfil dessas startups se diferencia por desenvolverem tecnologias profundas, com maior necessidade de tempo e recursos, e maior capacidade de disrupção”, explica a analista de projetos da Wylinka, Débora Zanoni do Prado.

Parceria com o Sebrae e a USP

Destacando a construção conjunta entre o Sebrae for Startups e a Wylinka, a coordenadora do prêmio Maria Augusta Miglino salienta o reconhecimento público do trabalho realizado pelas empresas vencedoras. “Esse mapeamento ressalta a importância da ciência e da tecnologia para gerar inovação no Brasil.”

Maria Augusta Miglino apresentando as startups do Prêmio Startups do Futuro. Foto: Gilberto Marques/SebraeSP

Miglino explica que o trabalho foi fruto de parcerias. “Para a realização do estudo que selecionou as premiadas, liderado pela Débora Zanoni do Prado e a equipe da Wylinka, contamos com o apoio do Núcleo de Política e Gestão Tecnológica da Universidade de São Paulo (PGT-USP) e diversos parceiros do ecossistema de inovação, como incubadoras, parques tecnológicos e escritórios regionais do Sebrae de São Paulo.”

Reconhecimento é importante

In Situ – Terapia Celular foi uma das vencedoras do Prêmio Startups do Futuro na categoria saúde e desenvolvimento social. A empresa usa a terapia celular como base para o desenvolvimento de produtos inovadores.

Nas redes sociais, a startup manifestou a satisfação com o reconhecimento. “Nos sentimos honradas por receber esse prêmio, que demonstra que todo rigor científico e dedicação empenhados no negócio estão nos aproximando da realização do nosso propósito genuíno: gerar valor e qualidade de vida através dos nossos produtos inovadores.”

Também na lista de premiadas estava a Quanticum, startup que tem um modelo híbrido entre o agritech, o greentech e o foodtech. Além de especializada no mapeamento e no manejo dos solos tropicais, a empresa trabalha com o uso de insumos, economia circular e comida saudável.

O diretor-executivo da Quanticum, Diego Siqueira, também falou sobre a importância do reconhecimento dado pelo Prêmio Startups do Futuro.

“Estarmos entre os projetos brasileiros de ciência e tecnologia selecionados com maior potencial para gerar impactos sociais e econômicos no futuro é motivo de grande alegria”, afirmou nas redes sociais. “Queremos ajudar a mostrar a força do setor de inovação científica e tecnológica, destacando as potências que temos hoje para ajudar em um futuro mais humano, inclusivo e equilibrado”, completou.

Mapeamento considerou 531 startups

Ao todo, 531 startups foram inscritas para participarem do prêmio. As etapas de seleção incluíram o enquadramento no perfil da premiação e nas categorias, o envio de informações adicionais e a análise de especialistas.

Na etapa final, 277 empresas receberam as análises feitas por dois avaliadores técnicos e dois avaliadores de negócios. Desta forma, foi possível chegar ao nome das 103 vencedoras e realizar o mapeamento sobre inovação e tecnologia no estado de São Paulo.

A lista completa com as startups premiadas e o mapeamento foram divulgados no dia 8 de dezembro, no Teatro Gazeta, na cidade de São Paulo e podem ser acessados aqui.

In Situ
Somos uma startup de base tecnológica da área da saúde, que visa oferecer como produto a terapia celular individualizada para tratamento de pacientes portadores de úlceras crônicas e queimaduras graves. Nosso principal objetivo é melhorar a qualidade de vida de nossos pacientes.
Recent Posts
Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text.