preloader
Back

Células-tronco do cordão umbilical: uma alternativa promissora para a terapia celular

Sem dúvida, as células-tronco representam a grande esperança e futuro da medicina devido aos seus benefícios e diversas aplicabilidades terapêuticas em diferentes patologias, como o câncer e doenças neurodegenerativas.

As células-tronco são células não especializadas presentes no nosso organismo que possuem a capacidade de se multiplicar e se diferenciar em outras de variados tecidos corporais. Essa é a grande aplicabilidade desta tecnologia, pois possibilita a substituição de células disfuncionais por outras saudáveis.

Existem diferentes tipos de células-tronco que variam de acordo com o seu local de origem e potencial de diferenciação. Dentre estas, as células-tronco do sangue do cordão umbilical representam uma excelente fonte, possuindo vantagens quando comparadas às células-tronco da medula óssea, por exemplo.

Células-tronco do sangue do cordão umbilical

O cordão umbilical é uma estrutura em formato de tubo que conecta o bebê à placenta, sendo responsável pela troca de nutrientes que ajudam no desenvolvimento do feto.

Além disso, o sangue do cordão umbilical é rico em células-tronco que possuem capacidade de autorrenovação, proliferação e diferenciação, e são classificadas como células progenitoras de linhagens hematopoiéticas (células do sangue).

Quando comparadas às células-tronco da medula óssea, as do sangue do cordão umbilical possuem uma série de vantagens em procedimentos de transplantes. A primeira delas é a facilidade quanto à coleta, feita de forma rápida logo após o parto, além de um processamento mais rápido quando comparado às células da medula. O processo de coleta não é doloroso para a mãe e nem para a criança, com baixo risco de infecção. Já os transplantes de medula óssea exigem anestesia do doador, com relativa dor e desconforto após a coleta.

Além disso, é notável a menor taxa de rejeição nos transplantes utilizando estas células (doença do enxerto contra o hospedeiro), pois estas células possuem uma maior tolerância a possíveis incompatibilidades do Antígeno Leucocitário Humano (HLA). As células do sangue do cordão umbilical podem ser utilizadas para tratamento de diversas doenças de origem sanguínea, como as leucemias.

Como a coleta desse tipo celular é feita em oportunidade única, é importante que as mesmas possam ser armazenadas para futuras utilizações. O padrão é que estas células sejam criopreservadas, ficando disponíveis para utilização imediata quando necessário. A maior desvantagem é a dose de utilização, uma vez que a doação ocorre em uma única coleta e o volume é restrito. No entanto, hoje se utiliza a técnica de adicionar dois cordões para um mesmo paciente, o que proporciona o uso em adultos com maior peso.

Células-tronco do tecido do cordão umbilical

No tecido do cordão, também existem células-tronco. Diferentes das células do sangue do cordão, estas são mais imaturas, o que permite que se diferenciem em uma quantidade mais variada de tipos celulares. São conhecidas como células-tronco mesenquimais e possuem características autorrenováveis e multipotentes.

Essas características geraram grande interesse pela medicina regenerativa, que tem estudado de forma intensa a aplicação desse tipo celular para o reparo tecidual em diferentes doenças. Estas células também apresentam vantagens quanto à facilidade de obtenção, pois podem ser facilmente coletadas e criopreservadas.

Atualmente, esse tipo celular tem potencial terapêutico para variadas doenças, principalmente devido às suas características celulares. Além da sua maior capacidade de diferenciação, as células-tronco do tecido do cordão umbilical possuem características moduladoras importantes no sistema imune. Elas inibem a proliferação de linfócitos T e B e induzem efeitos anti-inflamatórios, o que facilita o reparo tecidual, por exemplo.

Cada vez mais estudos vêm sendo publicados a respeito de suas aplicações, como no diabetes, doenças cardíacas, hepáticas, respiratórias, dentre outras. No entanto, é necessário destacar que ainda é um ramo em expansão onde ensaios clínicos estão em desenvolvimento para que as aplicações terapêuticas sejam viáveis.

Células-tronco do tecido do cordão umbilical e suas aplicações no diabetes

O diabetes é uma das doenças com mais alta incidência no mundo. Clinicamente, existem dois tipos de diabete: do tipo 1 e do tipo 2. O tipo 1 é caracterizado pela produção insuficiente de insulina pelas células do pâncreas, que sofrem destruição devido a uma reação autoimune do organismo. Já o tipo 2 está associado à redução da sensibilidade do receptor de insulina a este hormônio, tornando-o ineficaz no controle dos níveis glicêmicos.

Estudos demonstram que células-tronco do tecido do cordão umbilical podem se diferenciar em células pancreáticas funcionais em modelos experimentais com roedores portadores de diabetes. Estudos clínicos com pacientes diabéticos demonstraram que, de 6 meses a 1 ano após a injeção intravenosa das células-tronco, foi possível melhorar o índice metabólico, aumento nos níveis de insulina e diminuição da hemoglobina glicada, glicemia de jejum e necessidade diária de insulina.

Outras complicações do diabetes, como o pé diabético e úlceras diabéticas também podem ser tratadas com esse tipo de terapia celular. Pesquisas científicas demonstraram um aumento nos fatores de crescimento endotelial vascular e outros fatores que promovem a regeneração do tecido epitelial após o uso de célula-tronco mesequimais do cordão umbilical.

Além disso, a densidade de vasos recém-formados aumentou e as úlceras cicatrizaram parcial ou completamente e modelos com roedores. Estes são resultados animadores que mostram a eficácia desse tipo de tratamento para o pé diabético, assim como para outras feridas e lesões teciduais.

Em resumo, as células-tronco derivadas do cordão umbilical (seja do sangue ou do tecido) são estratégias promissoras e que já estão sendo aplicadas na clínica para algumas doenças. E mais do que isso, representam a transposição de barreiras éticas impostas na utilização de células tronco embrionárias, fornecendo uma fonte alternativa destas células em tecidos que, geralmente, eram descartados.

A In Situ Terapia Celular assume o compromisso de trazer informações relevantes e de qualidade para você, sempre baseado em ciência e com fontes de pesquisa confiáveis. Somos especializadas e pioneiras no desenvolvimento de biocurativos com células-tronco para o tratamento de feridas crônicas e queimaduras graves.

Referências:

Cai J, Wu Z, Xu X, Liao L, Chen J, Huang L, Wu W, Luo F, Wu C, Pugliese A, Pileggi A, Ricordi C, Tan J. (2016). Umbilical cord mesenchymal stromal cell with autologous bone marrow cell transplantation in established type 1 diabetes: a pilot randomized controlled open-label clinical study to assess safety and impact on insulin secretion. Diabetes Care.

Gupta, A. O., & Wagner, J. E. (2020). Umbilical cord blood transplants: Current status and evolving therapies. Frontiers in Pediatrics, 629.

Kong D, Zhuang X, Wang D, et al. (2014). Umbilical cord mesenchymal stem cell transfusion ameliorated hyperglycemia in patients with type 2 diabetes mellitus. Clin Lab.

Sun X, Hao H, Han Q, Song X, Liu J, Liang D, Han W, Yiming M. (2017). Human umbilical cord-derived mesenchymal stem cells ameliorate insulin resistance by suppressing NLRP3 inflammasome-mediated inflammation in type 2 diabetes rats. Stem Cell Res Ther.

Treiman DM. (2016). Clinical evaluation of human umbilical cord mesenchymal stem cell transplantation after angioplasty for diabetic foot. Exp Clin Endocrinol Diabetes.

Xie, Q., Liu, R., Jiang, J., Peng, J., Yang, C., Zhang, W., … & Song, J. (2020). What is the impact of human umbilical cord mesenchymal stem cell transplantation on clinical treatment?. Stem cell research & therapy.

Wang Y, Dan Q-Q, Wang Q-P, Zhou N, Jin X-F, Hou Z-L, Peng B-K, Wang T-H. (2014). Human umbilic mesenchymal stromal cells repairs diabetic foot in rats associated with VEGF expressional change. J Sichuan Univ.

In Situ
In Situ